Calculando o custo do ciclo de vida do seu sistema de compressores
- Rodrigo Gonçalves
- 17 de mai. de 2024
- 3 min de leitura

Calculando o custo do ciclo de vida do seu sistema de compressores
Quando surge a necessidade de substituir um compressor de ar existente ou de adquirir um compressor de ar para uma nova instalação ou aplicação, há vários fatores que devem ser considerados antes de efetuar a compra. Além dos requisitos de espaço, capacidades de fluxo, níveis de ruído e outros parâmetros baseados na aplicação, um fator importante que também deve ser considerado é o custo total do ciclo de vida! Ao comprar ou atualizar um sistema, você deve tentar encontrar um equilíbrio entre o custo inicial de compra e os custos de energia e manutenção associados a longo prazo, embora, é claro, a decisão final dependa das necessidades e requisitos exclusivos do seu negócio.
Qual é o custo do ciclo de vida de um compressor?
Uma análise de custo do ciclo de vida (frequentemente abreviada como LCC) é uma ferramenta de comparação utilizada para comparar diferentes sistemas e produtos; em relação aos sistemas de compressores, o LCC é usado para avaliar diferentes opções de sistemas de compressores, a fim de fornecer orientação sobre qual será o potencial investimento total de cada opção. Tenha em mente que o LCC é um pouco limitado, na medida em que não pode contabilizar custos inesperados ou crescimento do negócio, etc., mas é uma forma muito útil de estabelecer uma base para tomar uma decisão fundamentada sobre qual instalação de compressor seria mais adequada. benéfico para sua empresa investir.
Como calculo o custo total do ciclo de vida do meu compressor?
Existem algumas maneiras de determinar o custo do ciclo de vida de um sistema de compressor, mas uma das mais comuns é esta fórmula simples:
Custos do ciclo de vida = (investimento inicial) + (custos de manutenção ao longo da vida) + (custos de energia ao longo da vida)
Cada um desses três fatores (despesas de capital inicial, custos de manutenção e custos operacionais) desempenha um papel significativo no cálculo do custo total do ciclo de vida de um novo compressor. Exploramos cada um abaixo:
Preço total de compra. O preço total de compra geralmente é apenas uma pequena parte do custo total do ciclo de vida. É importante notar que só porque um compressor pode ter um preço de compra muito mais baixo, isso não significa que custará menos ao longo da sua vida útil. Um custo inicial mais elevado pode beneficiá-lo, se os custos associados de manutenção, conservação e utilização de energia forem mais baixos a longo prazo. Você também não deve se esquecer de incluir os custos de instalação no preço de compra original. Esses custos podem incluir fiação elétrica, tubulação de ar e água e requisitos de fundação e podem variar dependendo do tipo e modelo de compressor selecionado.
Custos de manutenção . Os custos de manutenção podem variar muito. Eles incluem mão de obra e peças necessárias não apenas para manter o compressor funcionando, mas também para acompanhar os cronogramas de manutenção necessários. Você também deve levar em consideração se a manutenção será feita internamente ou se será terceirizada para um fornecedor local de ar comprimido. Diferentes fabricantes têm diferentes intervalos de manutenção recomendados e vidas úteis dos componentes, o que pode ter um enorme impacto sobre quanto dinheiro é gasto para manter o compressor ao longo da sua vida útil.
Eficiência energética . A eficiência energética de um compressor poderia potencialmente economizar dezenas de milhares de dólares anualmente em custos elétricos para operar a unidade. Essas poupanças podem compensar a diferença do preço de compra numa questão de meses, para não mencionar que as poupanças serão contínuas. É possível que, no final da vida útil de um compressor, as poupanças de energia tenham reembolsado a totalidade do preço de compra do compressor!
Embora existam muitos fatores a serem considerados ao comprar um novo compressor, escolher um compressor com o menor custo de ciclo de vida pode ter o maior impacto nos resultados financeiros da sua empresa.
Comentários